Régine Pernoud - Luz Sobre a Idade Média


     "Idade das trevas" ou "época de obscurantismo" são alguns dos slogans que mais ouvimos nas escolas quando o tema é sobre a Idade Média. A autora reage contra estes preconceitos, revelando a riqueza do período medieval. No campo da literatura, refere-se a epopéias como a Canção de Rolando, aos romances de cavalaria, à novela amorosa, à poesia, às farsas, às fábulas. Evoca o desenvolvimento artístico desta época, assim como aspectos menos conhecidos, como o interesse às ciências e à medicina que tiveram grande desenvolvimento nesse período.


   A própria vida cotidiana traz a marca de uma civilização já refinada. Basta dizer que a higiene estava mais desenvolvida do que no século XVII.

   A hierarquia social assentava essencialmente nos laços familiares. As mulheres tinham direitos que perderam a partir do século XVI.

     Idade Média, uma idade de trevas? Não! Pelo contrário, uma verdadeira idade de luz!

  Autora: Régine Pernoud (1909-1998) foi uma historiadora medievalista , arquivista e paleógrafa francesa do século XX. Dedicou-se, sobretudo, ao estudo da Idade Média. As suas obras dão um lugar privilegiado ao papel da mulher na sociedade medieval. Ela foi uma das grandes especialistas da vida de Joana d'Arc.

Comentários

Postagens mais visitadas